sexta-feira, 28 de junho de 2013

1 Mês de Québec :)

Salut...
Há exatos 1 mês e 1 dia desembarcamos  em Ville de Québec :)
Ainda não escrevi no blog por falta de tempo... é corrido nos primeiros dias e ainda temos um pequeno que, sem escola, exige bastante a nossa atenção e nosso tempo!
Chegamos e um amigo já nos aguardava no aeroporto para nos dar as boas vindas e nos acompanhar até a nossa casa provisório, alugamos do Brasil um studio no Pavillon Montacalm, um lugar excelente para recém chegados, perto de tudo e não é caro (700$) tudo incluso. 
No primeiro dia fizemos um mercadinho e descansamos...
No segundo dia fizemos nosso NAS, Assurance Maladie (devemos receber as carteirinhas em agosto) e fomos ao banco... quem nos atendeu é uma curitibana... super bom, nos auxiliou bastante!
No 3º dia fomos à busca de um carro p comprar... compramos :) e fizemos o seguro!
Depois ficamos na função de achar uma casa... buscamos no Kijiji e depois saímos para ver as casas... nenhuma no bairro que a gente queria... mas deu um clic e resolvemos dar uma passeada numas ruas de St-Foy e encontramos uma casa (bem localizada e térrea/como a gente queria) com uma placa a louer... anotamos o tel e ligamos para o proprietário. Agendamos p/ ver no sábado, menos de uma semana depois da nossa chegada... vimos e gostamos e fechamos negócio (sem precisar pagar os 3 meses antecipado).
Aqui, a nossa palavra vale muito p/ eles... o que deveria ser em todo lugar!
Depois, na segunda semana, fizemos um rendez-vous no MICC, nos passaram todos os passos que já havíamos feito e nos inscreveram num curso (Option de Travail), para dali uma semana... fiz o curso antes do meu marido, pois estávamos com nosso filho em casa e o curso é o dia todo! O curso passou como funciona o mercado de trabalho aqui e orienta os recém-chegados a como iniciar uma busca ao trabalho... mto bom!
Também já inscrevemos nosso filho na escola, pertinho da nossa casa... fomos conhecer a escola, fica em frente a um parque e nosso pequeno gostou bastante... inscrevemos ele no Camp de Jour (Colônia de férias) que tem início dia 01/07... ele está super ansioso para começar o Camp de Jour e ele conhecer alguns amiguinhos... na escola dele tem francisação p/ crianças e ele estudará o dia todo (integral). Aqui as escolas não fazem as refeições, precisamos mandar de casa o almoço e 2 lanches... mandamos e eles esquentam no microondas...tem a opção de ir almoçar em casa, mas preferimos que ele fique direto, pois, se Deus quiser, logo começaremos a estudar... nos inscrevemos na francisação do MICC, fizemos a entrevista de nivelamento e estamos no aguardo da chamada... enquanto não nos chamam nos inscrevemos numa francisação gratuito (no MEI), inicia em 08/07 e é só pelas manhãs... é bom que não ficaremos parados aguardando a francisação do MICC que provavelmente só terá inicio no final de agosto.
Mudamos para a nossa nova casa na semana passada :) na mesma semana que fiz o curso... foi uma correria e cansativo! Mas estamos mto contentes com a nova casa, depois de 4 anos estamos novamente morando em uma casa... sempre gostamos de morar em casa e no Brasil mudamos p/ um apto depois de um assalto à mão armada no qual ficamos como reféns por pouco mais de 1hr! Nunca mais quero passar por isso!!! Não por causa das coisas materiais, mas pela falta de respeito para conosco e com a nossa vida e de pessoas que amamos!
Bom é isso... já instalados no novo lar :)
Cheios de esperança nesse novo país, aonde temos mtos desafios... sabemos que não será fácil mas temos um Deus, no qual confiamos nossa vida diariamente, sabemos que Ele tem um Plano especial para nós e é esse Plano de vida que queremos para nosso família!
À bientôt...


7 comentários:

Carlos Henrique disse...

Parabéns pela ótima chegada e que correria hein???
Nada como se sentir segura em casa,não tem preço!!
Quando Deus esta na frente tudo fica bem mais fácil!
Um abraço e continue escrevebdo.
Att,
Carlos Henrique

Tania Vianna disse...

Olá, parabéns, aqui é assim mesmo, correria. Daqui a pouco vcs fazem um ano e nem sentiram..
Tudo de bom pra vcs neste começo de vida nova.

Anônimo disse...

Gostaria de ter uma ideia do valor de aluguel de uma casa... Tb gostariamos de poder morar em casa em vez de apto..

la vie est belle dans la belle province disse...

parabens, o primeiro mês é bem emocionante mesmo

Diário Canadá Brasil disse...

Nossa! Que post super resumo, quanta coisa e correria heim.
Que Deus abençoe vcs na nova casa e na nova vida!

Apoema disse...

Boa sorte em tudo! Gostaria muito de ter ido pra Ville de Québec, pois sou louca pela cidade, mas ficamos um pouco receosos por causa do transporte público, pois não tem metró e no inverno não sei se podemos contar muito com ônibus por causa da neve e não queríamos comprar carro no primeiro ano; por causa do mercado de trabalho (meu marido achava que em Montréal conseguiria emprego mais rápido, levou 1 mês depois que começou a trabalhar); e pq nosso amigos do Brasil viriam pra cá e achamos importante, sobretudo pra minha adaptação. Mas, amo tanto o Canadé e esperei tanto por isso que acho que gostaria de morar em qquer lugar com mais de 100 mil habitantes:) Tenho curiosidade de como é pra se virar no inverno ai e como é a questão do transporte nessa época e, tb sobre o mercado de trabalho.
Beijoooooooooooooooooo!

Anônimo disse...

Adorei ler o post , bem resumido e pratico, com certeza Deus no controle de tudo , dá certo assim e rápido...
Thais Regueiro-SP