segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relato entrevista

Oi Amigos...
Então como prometi no post anterior... vou relatar um pouco da nossa entrevista.
Dia 11/11 viajamos à Taubaté p/ aproveitar o feriado/entrevista e fazer uma visita p/ minha irmã e cunhado que moram lá... levamos minha mãe p/ matar a saudades da filha e genro e cuidar do nosso pequeno no dia da entrevista... Foi mto bom estes dia lá, pois esquecemos um pouco da entrevista e deu p/ relaxar...
Dia 17/11, saimos por volta de 9hrs da manhã, em direção à SP... com gps lógico.
O gps nos indicou um caminho um pouco estranho, os maridos (meu e da minha irmã) foram colocar o endereço na noite enterior e acabaram colocando um ponto de passagem... em Guarulhos... tudo bem, demos uma volta!!! Chegamos ao prédio na Berrini às 11:30, fomos almoçar num restaurante mto bom na frente! Depois do almoço tomamos um café e às 13:00 nos dirigimos ao prédio, a moça da recepção pediu p/ gente esperar... fomos liberados às 13:15 para subir, esperamos até às 13:40 qdo a Mme Elsy abre a porta e chama pelo meu nome... minhas mãos suavam... pois eu queria fazer entrevista com o M. Leblanc, dizem que ele é mais tranquilo!
Mas, como entregamos nosso projeto nas mãos de Deus, entrei na sala com fé de que tudo ocorresse de acordo com a vontade dEle ! Como disse o Igor (http://www.schultz-canada.blogspot.com) num email que me mandou um dia antes: "vão para a entrevista visualizando um sentido maior para este sonho: porquê Deus colocou isso em nosso coração? O que Ele espera de nós no Canadá? Pensem e orem e vão para a entrevista com esta idéia." E foi isso que a gente fez...
Voltando a Mme Elsy, depois entramos na sua sala, sentamos, no lugar que o Ângelo sentou ele conseguia ver o que ela digitava no computador, inclusive os pontos...
Ela começou solicitando nossos documentos pessoais (Certidões nascimento dos 3, casamento, e passaportes dos 3). Depois disse que no dossier que encaminhos à eles, constava que tinhamos diplomas universitários, e solicitou os originais. Em seguida solicitou os comprovantes de trabalho, mostrei holerites, carteiras de trabalho, declarações dos cargos ocupados, carta de referência da empresa e CV... aí perguntou sobre as horas estudadas de francês e de inglês, entreguei o de francês e disse que tenho apenas o debut de inglês, e ela então falou: "vou te fazer algumas perguntas para verificar teu nível, pode me responder em francês... perguntou qdo fomos ao Quebèc, quais as cidades que visitamos em nossa viagem ao Quebèc, qual a cidade que escolhemos para morar e porquê... respondi tudo em francês e ela deu nível 6 .. no francês ela deu 12 pontos p/ mim, para o Ângelo não houve perguntas em inglês, no francês ela deu 3 pontos. Até aí já tinhamos 64 pontos, segundo o Ângelo.
Depois se virou para o Ângelo e perguntou sobre os comprovantes de trabalho... ele mostrou seu portifolio com perspectivas e desenhos, ela perguntou se ele tinha pesquisado sobre empregos e a ordem, ele mostrou sua pesquisa de vagas de empregos, planos A e B... falou que sabia que tem a ordem e que sabe que pode trabalhar somente como técnico no início... ela se virou p/ mim, perguntou se eu tinha pesquisado sobre empregos, mostrei os planos A e B e disse que eu não preciso fazer parte da ondem para trabalhar como gerente de restaurante ou cargo similar (como o que eu faço aqui). Então ela digitou mto tempo e me perguntou se eu tinha família ou amigos lá, falei que tinha uma família de amigos brasileiros que estavamos morando lá e ela perguntou se eu havia pesquisado sobre garderie... disse que sim, mas não mostrei nada.
Então ela se virou p/ computador e digitou uma eternidade...
Depois de eternos minutos digitando ela se virou p/ nós e disse que iria digitar mais coisas mas que era p/ gente ficar tranquilo que a resposta era positiva!!!! Confesso que me deu vontade de chorar... Ela então digitou... digitou... digitou... e a impressora começou a funcionar, era o nosso CSQ e mais algumas folhas, ela anexou algumas ao dossier e nos entregou o CSQ e uma carta que consta o número do dossier e o número de referência individual com a descrição de um site para nos cadastrar a partir de dezembro... assim, se formos chamados por alguma empresa atavés deste site, nosso processo federal será mais rápido, pois há mtas vagas para o meu trabalho (segundo a Mme Elsy), caso contrário é uns 10 meses de espera.
Entregou o Aprendre le Québec e nos desejou boa sorte...
É isso... deu td certo, foi muito mais tranquilo do que qualquer uma das simulaçãoes que fizemos na escola... A Mme Elzy foi mto simpática e parecia que queria só nos ajudar... sua pronúncia é mto fácil de compreender.
Acredito que todo o tempo nosso Melhor Amigo estava ao nosso lado e que isto foi obra dEle... mas nós fizemos a nossa parte nos preparando e confesso que tomei umas Maracujinas e que deu piriri algumas hrs antes da entrevista... Rsrsrs... Mas durante a entrevista senti uma calma que foi divina... é impressionante como é bom sentir que Ele está perto.
Agora, é esperar dezembro p/ cadastrar nosso CV no site e dar entrada no Federal...
À Bientôt!

8 comentários:

Mila (Mme K) disse...

Obrigada por esse relato! Estou lendo muitos relatos esses dias e eles estão me deixando mais tranquila para minha entrevista. :)

Obrigada também por passar lá no meu quase-blog (algum dia ele será um blog de verdade, espero!). Eu sou de Recife, minha entrevista será em Salvador. :)

Uma pergunta, qual é esse site onde vocês irão cadastrar seus CVs? Não entendi essa parte. :)

Enfim, mil parabéns e adiante com esse sonho!

Mila (Mme K) disse...

Ops, esqueci de responder quando será minha entrevista! É agora, dia 25! Estou ansiosíssima!

Patinha disse...

Olha, fomos em Quebec esse fim de semana, vcs também poderão nos visitar quando quiserem e então jogamos!!

Bjsss

Patricia Silva Nacif disse...

Parabens a vcs dois!!!
Até daqui a pouco entao. Ju, acabei meu estagio em gestao no inicio de novembro. Foi gestao, mas no hospital. So queria te dizer que foi muito bom, superou minhas expectativas.
abs
pat

Nossa Terra Prometida disse...

Parabens para vcs tbm! Agora todos rumo ao Federal! Engraçado, senti essa mesma paz e sei que foi Deus!!!
À tantôt!!!

Nossa Terra Prometida disse...

Pois é. CSQs novos e já enviamos ao Consulado, alias já chegou lá! Vcs já começaram a etapa federal tbm?!

Alexandra Sá disse...

Olá li o seu relato e me arrepiei fiquei nervosa só ler imagine o de verdade....

Eu tenho 30 anos meu esposo 32 é biólogo com pós em gestão ambiental e eu contadora com pós tbm, mas sabemos que o trabalho será de acordo com o que conseguirmos, gostaria de saber se é muito difícil conseguir trabalho em Quebec, como vcs apresentaram os planos A, B, é necessário ter algum tipo de projeto?
Estamos começando agora, estudando francês e separando a documentação, não vejo a hora de fazer a entrevista e sentir esta emoção!

estamos engatinhando e seu blog para mim será um grande manual !

obrigada pelas dicas !

abs

Alexandra

Ju Chemim Tambosi disse...

oi Alexandra,
Me mande teu email para que eu possa te escrever.
Bjs